terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O Terreno é Pequeno?



Neste projeto o desafio foi trabalhar com o espaço reduzido. O programa de necessidades para a edificação de dois pavimentos é composto por um apartamento no andar superior e no térreo uma kitnet para locação e a garagem. O projeto inicial deveria ainda prever a ampliação vertical da edificação. Tudo isso em um lote de 8,30m de frente por 13,50m de profundidade.
A solução adotada foi colar a edificação nos limites do lote, respeitando apenas o recuo frontal necessário. No andar térreo foram criadas somente reentrâncias para iluminação e ventilação, tentando aproveitar a melhor insolação (norte e leste).
O pavimento superior foi deslocado 1,5m para frente, liberando a fachada norte (de trás) para as janelas dos dormitórios, foi gerado assim o balanço frontal. Com os dormitórios voltados para o norte, toda a frente da edificação é ocupada pela área social e pela cozinha, que são integrados. Para tornar esses ambientes ainda mais charmosos e despojados foram projetadas grandes janelas, que juntamente com a integração dos ambientes dá ares de loft ao apartamento de 81,50m².
Aí vai o resultado:

 O local da construção é uma "sobra" de lote, de 8,5m de frente por 13,5m de comprimento, conforme a imagem.


Estudo inicial

 3D da proposta

Nenhum comentário:

Postar um comentário